5 Importantes dicas para gestão financeira de pequenas empresas: 

Estas Dicas são de fundamental importância para pequenas empresas que querem gerenciar suas finanças de forma mais eficaz

  1. Mantenha registros financeiros precisos: manter registros precisos é fundamental para manter a organização financeira da sua empresa, crie um orçamento pois pode ajudar a controlar seus gastos e a identificar áreas em que sua empresa pode economizar dinheiro. Além disso, um orçamento pode ajudar a evitar surpresas financeiras inesperadas

Manter registros precisos, inclui registrar todas as transações financeiras da sua empresa, como recebimentos, faturas, contas a pagar, extratos bancários e outras informações financeiras, que serão de grande valor, para demonstração de tendências, análises e para a tomada de decisão.

Listar todas as despesas mensais da sua empresa, como por exemplo aluguel, fornecedores, salários e despesas de marketing, e também as suas fontes de Receita, e com base nessas informações, você pode ajustar as operações para manter um equilíbrio positivo.

  1. Utilize a Tecnologia a seu favor: um bom software pode ser uma ferramenta valiosa para pequenas empresas, pois ajuda a automatizar processos e pode economizar tempo e dinheiro.

Esses softwares devem te ajudar a registrar transações financeiras, gerar demonstrações financeiras e fornecer informações importantes sobre o fluxo de caixa da empresa. Além disso, eles podem ser integrados com outras ferramentas de gestão financeira, como serviços de pagamento e contas bancárias, facilitando assim todo o processo financeiro.

  1. Conheça os seus números: monitorar regularmente suas métricas financeiras é importante para entender a saúde financeira da sua empresa. Isso pode ajudar a identificar áreas que precisam de melhorias e ajudar a tomar decisões informadas sobre o futuro da sua empresa.

Isso irá te ajudar  a identificar qualquer problema de fluxo de caixa antes que se tornem um problema maior. Além disso, monitorar a margem de lucro da sua empresa pode ajudá-lo a identificar áreas em que se pode reduzir custos ou aumentar receitas.

  1. Mantenha suas finanças pessoais separadas da empresa: manter suas finanças pessoais separadas das finanças da empresa é uma boa prática financeira. Isso pode ajudar a evitar problemas fiscais e a manter a separação entre suas finanças pessoais e empresariais.

Sua empresa deve possuir uma conta bancária própria. Além disso, é importante manter uma separação clara entre as finanças pessoais e empresariais ao fazer compras e pagamentos, assim o resultado da empresa será medido de forma precisa.

  1. Acompanhe seus clientes e fornecedores: acompanhar de perto seus clientes e fornecedores pode ajudar a garantir que você seja pago a tempo e evitar problemas de fluxo de caixa. Além disso, manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores pode ajudar a fortalecer a reputação da sua empresa.

Um exemplo de como acompanhar seus clientes e fornecedores é criar um sistema de faturamento e lembretes de pagamento automatizados. Isso pode ajudá-lo a garantir que seus clientes paguem suas faturas a tempo e que seus fornecedores não fiquem com pagamentos em atraso.

Outros conteúdos

Padrão Nacional para NFS-e do MEI

Agora, qualquer MEI prestador de serviços do Brasil, independente do convênio do seu respectivo município, já pode emitir suas NFS-e no padrão nacional. Sendo que

Telefone

+55 (41) 3329-4320
+55 (41) 3229-6277

Endereço

Av. Rep. Argentina, 2403, Sala 92 Portão, Curitiba - PR

Email

contato@edcassessoria.com.br

Telefone

+55 (41) 3329-4320
+55 (41) 3229-6277

Endereço

Av. Rep. Argentina, 2403, Sala 92 Portão, Curitiba - PR

Email

contato@edcassessoria.com.br

EDC Assessoria © Copyright 2024. Todos os Direitos Resevados.
Enviar mensagem
Posso ajudar?
Olá, tudo bem?

Obrigado por entrar em contato, como podemos te ajudar?